Quinta 27 Abril 2017

MGO Rodovias completa três anos de administração da BR-050

A MGO Rodovias – Concessionária de Rodovias Minas Gerais Goiás S.A. completou ontem, 08/01/2017, três anos de administração da BR-050, os primeiros de um contrato de concessão de 30 anos firmado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT em 5 de dezembro de 2013.

Nesse período, quem trafega pela rodovia percebe que muita coisa mudou. A concessionária investiu mais de R$ 560 milhões em melhorias significativas, proporcionando mais conforto e segurança aos usuários. A execução diária de serviços de conservação e sinalização; obras de melhoria e ampliação da rodovia; e a operação de tráfego na BR-050 marcam a presença da MGO Rodovias nos 436,6 quilômetros sob concessão, de Cristalina, em Goiás, a Delta, em Minas Gerais.

Considerada uma das principais vias de ligação entre o Distrito Federal e São Paulo, a BR-050 percorre municípios de atividade agroindustrial e comércio atacadista e recebe, diariamente, uma média de 50 mil veículos. Para atender a esses motoristas e a todos os usuários da rodovia, com excelência na prestação de serviços e em infraestrutura rodoviária, a concessionária emprega direta e indiretamente mais de 1.500 pessoas, gerando renda e estímulos à economia dos municípios na sua área de atuação.

Investimentos de curto e longo prazos

Com esse compromisso de proporcionar sempre o melhor em serviços e infraestrutura, a previsão é de que a MGO Rodovias invista mais de R$ 250 milhões em melhorias neste ano. Ao longo dos 30 anos de concessão serão R$ 3 bilhões, dos quais 1 bilhão destinado às obras de melhorias e ampliação da capacidade, com a duplicação de 218,5 quilômetros de rodovia no trecho goiano da BR-050. O planejamento inclui a construção de novas pistas, implantação de vias marginais, viadutos, passagens inferiores, passarelas, correções de traçado e melhorias em acessos a cidades.

Serviços de Conservação e Sinalização

Atuando em 7 frentes de trabalho, de Cristalina (GO) a Delta (MG), na Divisa MG/SP, equipes de conservação, manutenção e sinalização de empresas a serviço da concessionária, que somam 202 trabalhadores, executaram:

Ø  Roçada, capina e poda da vegetação em 183 mil m² do trecho sob concessão, abrangendo as áreas adjacentes ao acostamento nos dois lados da rodovia e canteiro central nos trechos de pista dupla;

Ø  Implantação de 55 mil metros lineares de novas defensas metálicas, instaladas às margens e canteiros centrais da rodovia;

Ø  Aplicação de 5,6 mil toneladas de asfalto em reparos localizados nas pistas e em tapa buracos;

Ø  Pintura de 823 mil m² de faixas de sinalização no pavimento;

Ø  Instalação de mais de 12 mil placas de sinalização vertical (de regulamentação, advertência, educativa, institucional, indicativa e de obras);

Ø  Colocação de 92.848 metros lineares de refletivos (elementos de proteção e segurança) em pontes, viadutos, barreiras New Jersey e defensas metálicas, o equivalente a 5.803 unidades de refletivos.

Ø  Implantação de 64 mil tachas refletivas no pavimento;

Ø  Recuperação de 31.889 metros lineares de sarjetas, canaletas, meios-fios, Saídas d'água – OAC (Obras de arte corrente)

Recuperação de pavimento

Em trechos considerados críticos da BR-050, tanto em Goiás quanto em Minas Gerais, foram restaurados o equivalente a mais de 580 quilômetros de pista simples. Desse total, 245 quilômetros foram de correção de degraus e desníveis. Os trabalhos de melhoria contemplaram a recuperação estrutural do pavimento e eliminação de imperfeições em trechos específicos.

Obras de melhorias e ampliação da rodovia

as obras de melhorias e ampliação/duplicação da BR-050 começaram em junho de 2014 e seguem de acordo com o cronograma estabelecido no Programa de Exploração da Rodovia – PER. Nos três primeiros anos de concessão, a MGO Rodovias duplicou 39,2 quilômetros da BR-050, em Goiás, e construiu dois viadutos, nos km 125 e km 140. Estão em execução outros 51,8 quilômetros, previstos para serem entregues em junho de 2017.

Os usuários podem trafegar pelas novas pistas duplicadas em Cristalina - km 99+400 ao km 110+700, Ipameri - km 119+900 ao km 140+600 e Campo Alegre de Goiás - km 143+647 ao 150+875.

Pesagem e fiscalização da rodovia

Nesse período de três anos foram concluídas outras obras importantes para a segurança viária na BR-050, como a reforma, construção e modernização de quatro postos de pesagem veicular (balanças); e a construção e reforma de três Delegacias e Postos de Fiscalização da PRF, tanto em Goiás quanto em Minas Gerais.

Construção e Reforma de Postos de Pesagem Veicular e Postos da PRF na BR-050

     Localização

  Sentido

    Km

Reforma do Posto de Pesagem

MG - Uberlândia

Sul

84+900

Reforma do Posto de Pesagem

MG - Uberaba

Norte

161+800

Construção de Posto de Pesagem

GO - Ipameri

Sul

127+600

Construção do Posto de Pesagem

GO - Ipameri

Norte

136+500

Construção da PRF Uberaba

MG - Uberaba

Norte

166+300

Construção da PRF Catalão

GO - Catalão

Sul

286+340

Construção de Apoio PRF

GO – Campo Alegre de Goiás

Norte

163+700

Praças de Pedágio e benefícios para os municípios

Com a operação das seis praças de pedágio, mais de 250 contratações diretas ocorreram nas cidades circunvizinhas. Além disso, a arrecadação do pedágio e as obras realizadas na rodovia, nos estados de Goiás e Minas Gerais, em três anos, proporcionaram arrecadação de mais de R$ 27,5 milhões em Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) aos nove municípios na área de influência da rodovia. Somente em 2016 foram repassados R$ 14,9 milhões. A arrecadação de ISSQN sobre a arrecadação das praças de pedágio é proporcional à extensão da área territorial de cada município na BR-050.

Operação e monitoramento de tráfego em tempo real

Um conjunto de equipamentos e sistemas de monitoramento de tráfego com tecnologia de última geração, denominado ITS – Intelligent Transportation Systems, foi implantado e já é utilizado pela MGO Rodovias em seu Centro de Controle Operacional – CCO e na BR-050, que assim se tornou uma “rodovia inteligente”. O ponto de partida foi a instalação de uma rede de cabos de fibra ótica de 436,6 quilômetros, todo o trecho sob concessão, que permite interligar em tempo real os sistemas de controle e comunicação da rodovia com o CCO. Câmeras, radares, painéis eletrônicos de mensagens variáveis e analisadores de tráfego complementam esse complexo sistema.

Através dos dados, imagens e voz transmitidos por esse conjunto de equipamentos pela rede de fibra ótica, as ocorrências na rodovia são acompanhadas em tempo real a partir do CCO, instalado na sede da concessionária em Uberlândia (MG), que funciona como o “cérebro” coordenador da rodovia inteligente. Toda essa tecnologia possibilita ao CCO uma cobertura abrangente das ocorrências na rodovia para assim dimensionar e disponibilizar com mais rapidez e precisão os recursos de auxílio aos usuários.

O CCO coordena o Serviço de Atendimento ao Usuário, composto por 316 profissionais especializados e 47 veículos operacionais, por meio de um sistema de radiocomunicação digital, com rádio e sistema de GPS interligado com as viaturas operacionais; o sistema de gerenciamento de dados KCOR; a central telefônica 0800 940 0700 – de atendimento a chamadas dos usuários.

Para esse monitoramento, feito por uma equipe de 17 funcionários, que trabalham em turnos com 4 integrantes, nas 24h do dia; o CCO também recebe imagens de 136 câmeras de monitoramento já instaladas na rodovia, sendo 54 no trecho sob concessão em Goiás e 68 no trecho de Minas Gerais. Em futuro próximo serão instaladas mais 56 câmeras no trecho em duplicação em Goiás, totalizando 192.

As equipes de atendimento ao usuário na rodovia ficam de prontidão nas 24 horas do dia em 9 SAUs - bases operacionais e de atendimento ao usuário, localizadas em pontos estratégicos da rodovia, cinco delas em Goiás e 4 em Minas Gerais. A frota de veículos operacionais é composta de 13 guinchos leves; 5 guinchos pesados; 6 ambulâncias tipo C; 3 ambulâncias do tipo D (com suporte avançado - UTI);13 viaturas de inspeção de tráfego; 3 caminhões-boiadeiro; 4 caminhões-pipa.

As SAUs contam com área reservada ao atendimento dos usuários, com  estacionamento (inclusive com vagas para portadores com deficiência - PCD e idosos), sanitários, fraldário, água potável, área de descanso e telefone para ligações a cobrar. Em todos eles, há também o Livro de manifestações do usuário, no qual os usuários podem registrar suas sugestões, pedidos de informação, elogios, solicitações ou reclamações.

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Balanço do Centro de Controle Operacional da MGO revela números expressivos de atendimentos prestados pelo Serviço de Atendimento ao Usuário, em dois anos e meio de atividades da Operação de Tráfego na rodovia. Confira abaixo!

                         Balanço do Serviço de Atendimento ao Usuário

                                      (08/07/2014 a 08/01/2017)*

Inspeção de tráfego** – 126.860 atendimentos em eventos diversos

Socorro mecânico (guinchos leves e pesados) – 81.334 atendimentos, sendo 35.418 com remoção dos veículos

Socorro médico (resgate e APH) – 3.558 em acidentes e 3.069 atendimentos clínicos (mal súbito na rodovia, SAUs e pedágios)

Combate a focos de incêndios e apoio (caminhões-pipa) – 3.695

Apreensão, remoção de animais e apoio (caminhões-boiadeiro) – 2.026

0800 – 47.147 ligações recebidas

*O Serviço de Atendimento ao Usuário começar o operar em 08/07/2014

** Inclui ocorrências de pane mecânica, pane elétrica, troca de pneus,  remoção de

     objetos na pista, sinalização e limpeza de pista, etc.

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Os Recursos da Rodovia Inteligente

Fibra Ótica - A rede de fibra ótica já foi implantada em toda a extensão do trecho sob concessão da MGO Rodovias, de 436,6 quilômetros, nos estados de Goiás e Minas Gerais.

Câmeras de monitoramento na rodovia: Elas funcionam como extensão dos olhos da concessionária e ajudam a dar agilidade ao atendimento, mostrando as condições de tráfego, tempo, entre outras informações. Serão instaladas 192 câmeras na BR-050, uma a cada dois quilômetros de rodovia, em média; quatro por passarela, duas por praça de pedágio, uma por posto da Polícia Rodoviária Federal e uma por posto de pesagem, enviando imagens nas 24 horas do dia. Além delas, a concessionária já dispõe de outras 264 câmeras em circuito fechado de TV - CFTV localizadas nas seis praças de pedágio. Elas são monitoradas pelo Centro de Controle de Arrecadação – CCA e pela administração das praças; e registram todo tipo de movimentação nas praças, nas cabines e nas pistas automáticas.

Painéis de mensagens variáveis: Os painéis de mensagens variáveis (PMVs) integram o sistema de controle de tráfego da rodovia e constituem um importante canal de comunicação da concessionária com os usuários. Esses equipamentos eletrônicos exibem, de forma rápida e dinâmica, informações sobre as condições de tráfego, situações de risco, obras na pista, acidentes, condições meteorológicas, campanhas educativas ou mensagens de respeito às leis de trânsito, visando mais segurança e conforto dos usuários. São 14 painéis fixos e nove móveis, estes podem ser transportados para locais próximos a obras ou onde haja problemas de tráfego e há necessidade de informar os usuários, ao longo da BR-050, sendo que todos já estão em operação.

Sistema de Análise de Tráfego: Composto de 39 dispositivos que funcionam por meio de sensores instalados no pavimento da rodovia em entroncamentos rodoviários e pontos estratégicos da BR-050 e que fornecem informações sobre volume de tráfego, classificação dos veículos segundo sua categoria (comercial ou passeio), velocidade média e taxa de ocupação da pista. Todos os dados são enviados ao CCO pela rede digital de fibra ótica e, por meio deles, é possível conhecer a situação real do tráfego na rodovia e realizar estudos detalhados de tráfego para melhor planejamento da operação, obras e melhorias a serem executadas na rodovia.

Sistema de Detecção de Velocidade:São os radares fixos compostos por câmeras de alta sensibilidade, emissores infravermelhos para operações noturnas e sensores de velocidade que monitoram e controlam a velocidade por faixa de rolamento. No trecho sob concessão da BR-050 já existem 12 equipamentos implantados e ainda sob responsabilidade do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte. A MGO Rodovias instalou quatro novos radares, previstos no contrato de concessão, entre os quilômetros 278+650 e 281 da BR-050, área de perímetro urbano de Catalão (GO), trecho em que havia alta incidência de acidentes. A instalação nesse trecho é estabelecida no contrato de concessão da concessionária.

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